-
Arquitetos: Studio rc
- Área: 700 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cesar Belio
-
Fabricantes: AutoDesk, Kohler, McNeel
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sede do Clube Hípico Piedra Grande está localizada em um terreno privilegiado de oito hectares cercado por florestas no Estado do México.
O complexo hípico possui diversos espaços pensados para o desenvolvimento da prática equestre e do cuidado equino, 110 estrebarias de dois pavimentos, pistas de areia, caminhos de terra batida e áreas verdes.
O projeto procura alterar o mínimo possível o local, utilizando materiais naturais como a pedra e a madeira, procurando uma linguagem contemporânea que, por sua vez, se adequa ao contexto. A distribuição da sede é regida principalmente por um pátio central que cria uma atmosfera a qual convida a contemplar a paisagem emoldurada por muros de pedra que também dividem e provocam uma transição de acesso entre espaço público e privado.
Desde o início da concepção, desejávamos que o projeto fosse desenvolvido num ritmo estrutural que pudesse tornar o volume reticular e simples, e devido ao tipo de solo, decidimos optar por um sistema de módulos estruturais feitos em aço que definem o esqueleto e a forma da edificação pensando que no futuro a cobertura possa ser utilizada para diversos eventos. Por outro lado, as paredes de concreto e pedra representam a sobriedade e pureza dos materiais que são usados para separar os diferentes espaços, incluindo também o mármore texturizado que usamos no piso.
O clima foi muito importante para o projeto, por isso, decidiu-se separar a casa do muro de contenção de pedra a fim de obter ventilação cruzada em épocas de calor e aproveitar a luz do sol.
A abertura para o vale e para a serra foi uma das prioridades de desenho, tirando partido da topografia inclinada e podendo assim integrar o grande terraço que permite vistas sobre a paisagem e também o pé-direito alto o qual se adapta à escala do empreendimento.